quarta-feira, 4 de junho de 2014

Mobilidade - contra o tempo e neste sábado dará inicio ao BRT,e as maquiagens estão a todo vapor.

Estações do BRT ainda em obras no Grande RecifeTerminais também não estão prontos. No ramal da Copa, apenas uma faixa para os ônibus do sistema pode ser utilizada

Tânia Passos - Diário de Pernambuco

Foto: Guilherme Veríssimo/Esp.DP/D.A Press
A quatro dias do início da operação do sistema BRT, previsto para começar no próximo sábado, os preparativos no corredor Leste/Oeste, principal acesso do sistema para a Arena Pernambuco, estão intensos. Mas até ontem, todas as 26 estações ainda estavam em obras. Somente as duas primeiras da Caxangá, sentido cidade/subúrbio estão sendo sinalizadas. Também estão sendo sinalizadas as duas estações do Derby. A da Avenida Guararapes, a previsão é que até quinta-feira ela receba os adesivos da comunicação visual.

A sinalização das estações é um indicativo das que deverão funcionar a partir do próximo sábado. O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano não quis, no entanto, antecipar informações da operação. Para os jogos da Copa do Mundo, apenas as estações do Derby e Guararapes serão usadas para o expresso Copa, que levará os torcedores diretamente para a Arena.

Iniciar a operação comercial com a maior parte das estações ainda em obras é apenas uma parte do desafio do Grande Recife, responsável pelo gerenciamento do sistema. A outra, igualmente importante, será operar sem a conclusão dos terminais de integração. A operação que tinha previsão de iniciar em maio foi adiada para junho em um cenário sem muitos avanços. Até o mês passado, a estimativa era de operar com todas as linhas no mês da Copa, mas a expectativa hoje é bem menor. “Vamos iniciar de forma mais tímida para evitar erros que observamos em Belo Horizonte”, contou o gerente de operações do Grande Recife, André Melibeu, em entrevista à Rádio Globo.

A previsão anterior era operar sete linhas do Leste/Oeste: Camaragibe/Derby; Camaragibe/Boa Vista; 3ª Perimetral/Derby e 3ª Perimetral/Boa Vista. Mas essa previsão não deve se confirmar. Na Conde da Boa Vista, por exemplo, até as estações provisórias não ficaram prontas. Na Avenida Caxangá, o elevado Bom Pastor deverá ter a pista liberada para os ônibus, a estação que estava prevista em cima do elevado não chegou a ser construída. E em Camaragibe, a Avenida Belmínio Gouveia não contará, por enquanto, com as estações. Nem mesmo as provisórias. E o ramal da Copa, teve a conclusão de apenas uma faixa para o ônibus do BRT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário