quarta-feira, 4 de junho de 2014

BRT - Rio de Janeiro sai na frente e investe pesado em transportes.Recife as gambiarras e ajeitadinhos continuam.

Em dia de estreia do BRT Alvorada-Galeão, G1 flagra pedestres na via

Presença de guardas municipais não inibe irregularidades.
'As pessoas não respeitam', lamenta motorista de ônibus.

Mariucha MachadoDo G1 Rio
Ciclista é flagrado na pista exclusiva para ônibus (Foto: Mariucha Machado/G1)Ciclista é flagrado prestes a atravessar pista exclusiva para ônibus (Foto: Mariucha Machado/G1)
Mapa do BRT Transcarioca (Foto: Editoria de Arte/G1)
Os inúmeros avisos de acidentes parecem que ainda não surtiram efeito para pedestres e motoristas que insistem em transitar pela pista do BRT e atravessar a via fora das faixas de pedestres.  A linha do BRT Transcarioca que liga o Terminal Alvorada, na Zona Oeste do Rio, ao Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador, começou a funcionar às 5h desta quarta-feira (4). Durante os testes, o serviço vai estar disponível até as 23h e a cada 25 minutos, mas depois será expandido para 24 horas.
G1 embarcou na viagem que partiu as 8h55 e flagrou diversas pessoas desrespeitando as placas de sinalização, apesar da presença da Guarda Municipal em diversos pontos do trajeto. Um motorista do BRT que acompanhou a viagem para fazer o reconhecimento do trajeto alertou que a pista da Transcarioca está mais perigosa do que a da Transoeste.
"Aqui tem muita brecha para as pessoas passarem. Até agora a gente já viu vários flagrantes. Os guardas municipais só estão ali para punir a gente, caso a gente avance o sinal, porque as pessoas não respeitam", contou o motorista.
Pedestre caminha tranquilamente em área proibida (Foto: Mariucha Machado/G1)Pedestre caminha tranquilamente em área
proibida (Foto: Mariucha Machado/G1)
Durante a inauguração no novo Centro de operação do BRT, o secretário Municipal de Transportes Alexandre Sansão afirmou que grades seriam instaladas durante todo o trajeto para evitar irregularidades. Mas as grades do canteiro central não estão evitando as "trapaças" dos irresponsáveis.
Em nota, a Guarda Municipal informou que não há uma regulamentação específica para penalização das infrações cometidas por pedestres e que orienta constantemente os cidadãos sobre a importância das regras de trânsito e os riscos da travessia em locais inapropriados.
“Mesmo antes da inauguração das novas estações do BRT, a Guarda Municipal tem promovido ações educativas em vários trechos do corredor expresso, com foco exclusivo na orientação dos pedestres”, concluiu a nota.
A assessoria de imprensa da corporação disse ainda que está atuando na orientação de condutores e na fiscalização das infrações cometidas ao longo do BRT Transcarioca. Duzentos e quarenta agentes estão distribuídos em 190 pontos ao longo do corredor expresso. Desde o dia 24 de maio, a fiscalização realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) aplicou de mais de 700 multas.
Tempo e dinheiro
A estudante de nutrição Betânia Barcelos de Souza contou que costumava pegar o frescão para ir até o estágio, no Galeão. "Eu cheguei aqui para pegar o frescão e aí quando vi que tinha um BRT direto pro Galeão resolvi pegar. Eu já demorei até três horas pra chegar até lá de ônibus. Como eu moro no Recreio, peguei um BRT lá e cheguei aqui e não precisei pagar outra passagem", disse ela, que também comemorou a economia. A passagem do frescão, de acordo com a estudante, custava R$ 12.
Após o aviso sonoro de "portas fechadas" na famosa voz da Íris Lettieri um certo borburinho começou: "É a moça do Galeão", brincou uma passageira. Os avisos são dados em português e inglês.
Estudante comemora economia e agilidade do BRT (Foto: Mariucha Machado/G1)Estudante comemora economia e agilidade do
BRT (Foto: Mariucha Machado/G1)
A previsão do consórcio do BRT é que as viagem durem aproximadamente 1h10. O confeiteiro Douglas Pires Ferreira mora em Sepetiba e também resolveu testar o BRT Transcarioca para ir ao trabalho. Ele contou que quando pega a Linha Amarela com trânsito bom costuma fazer o trajeto em menos de uma hora, mas no final do mês ele vai economizar R$ 200 por causa da integração dos BRTs.
"Pelo tempo só não valeria a pena, porque tem dias que eu faço esse trajeto mais rápido que uma hora. Mas em compensação eu vou gastar menos, pois eu moro em Sepetiba, pego um BRT, desço na Alvorada e pego a integração", contou o confeiteiro.
A viagem demorou 20 minutos a mais do previsto, mas mesmo assim agradou os passageiros. "Eu gostei, achei confortável. Com o tempo os motoristas devem conseguir fazer em menos tempo. O melhor disso tudo e pegar dois BRTs pelo preço de um", disse a vendedora Carla Alves.
  •  
Estação do BRT Transcarioca no Galeão começou a funcionar nesta quarta-feira (Foto: Mariucha Machado/G1)Estação do BRT Transcarioca no Galeão começou a funcionar nesta quarta-feira (Foto: Mariucha Machado/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário