domingo, 8 de junho de 2014

BRT - VIA LIVRE NÃO PARECE.

Brt 2.406 bateu em uma arvore no Derby avaria no teto o motorista abriu muito a curva e um tronco baixo saiu arrastando todo o teto do carro.
Na est Derby foi o cumulo do absurdo, so existe uma maquina rasgou 10,00 de um usuário e na minha vez tive que ter paciência e coloquei 3 vezes sédulas de 2 e 10 vezes sédula de 10,00 ai so pego ua de 5,00 e mesmo assim cuspiu duas vezes e amassada e na terceira vez pegou sem contar que tive queu digitar o numero do cell varias vezes que pede na compra da primeira vez.

A via exclusiva deveria utilizar bloqueios como exemplo abaixo:

Apenas ônibus conseguem transpor.

DETALHE: Ontem quase um acidente na estação do TI do Getúlio Vargas, definitivamente não dá pra seguir na via 1 carro e 1 caminhão, nos trechos onde a estação permite a ultrapassagem dos ônibus. A via ficou espremida e mesmo recuando a calçada não dá margem de segurança... muito cuidado quando vocês estiverem paralelo a caminhões ao chegar nessas estações... atenção redobrada

Exemplo de estação com ultrapassagem dos ônibus e a via de tráfego

Esse vídeo foi bastante útil e vendo a imagem sobre o elevado, deu para ver que não deve haver espaço para ultrapassagem, mas apenas para o veículo manobrar nas curvas e se posicionar na estação para acoplagem. 
Sendo isso, no dia que um BRT quebrar nela, só lamento, pois diferente do metrô que pode migrar de trio e há portas no mesmo nível nos dois lados, o veículo BRT não terá condições de embarcar/desembarcar usando as portas do lado direito se entrar na contra-mão, pois além de plataforma elevada, não devem fazer uma escadinha para em caso de necessidade, entrar/sair da estação como faz o metrô atendendo aqueles quem vem a pé pelos trilhos.

O ar condicionado na estação do Derby não dá vencimento, pois são duas aberturas em cada lado dos segmentos. Pior ainda é a porcaria da passarela não ser coberta e isso pode ser feito de forma simples como estão fazendo nas estações provisórias. Não bastasse isso, a passarela é mais estreita que a estação. Já pensou um cadeirante transitando nela com várias pessoas passando de um lado para outro da estação?

Sobre as portas da estação abrirem antes da parada do veículo e assim permaneceram após a sua saída, se deve ao sensor implantado que fica acima do semáforo visto pelo retrovisor. Até onde sei, é um único sensor que deve ser de aproximação, então bastou a parte superior do veículo se aproximar dele e aciona a abertura, só que o posicionamento dele permite acionar antes da parada porque o veículo já está no campo de atuação e enquanto o veículo se mantiver nele, a saída do veículo, as portas permanecerão abertas. Isso poderia ser evitado se fossem usados sensores para cada par de porta e a quinta porta só liberando mediante algum dispositivo na porta do veículo. Desta forma, com alinhamento dos sensores as portas abririam ou fechariam, mas é um detalhe que pode ser relevado.


TEXTOS -RAI / TIMBU / JALSON

Nenhum comentário:

Postar um comentário