Faixa Azul, prioridade ao ônibus nas ruas, chega a Boa Viagem
Publicado em 11/06/2014, Às 8:00
Mais espaço para o transporte público de passageiros e menos para o transporte individual. A partir de segunda-feira, o Recife ganha o terceiro corredor de BRS (Bus Rapid Service), sistema de faixas prioritárias que começou com sucesso no Rio de Janeiro e ganhou São Paulo, numa das mais emblemáticas ruas do pesado trânsito recifense: a Avenida Domingos Ferreira, principal entrada da Zona Sul da capital. Serão quase seis quilômetros de prioridade aos ônibus, que diariamente espremem-se junto aos automóveis. Muitos motoristas de carro vão reclamar por perderem uma das seis faixas para os coletivos, mas 200 mil passageiros serão beneficiados diariamente com o Faixa Azul, nome do BRS recifense.
Com a Avenida Domingos Ferreira, o modelo de prioridade ao transporte coletivo passa a ter 22 quilômetros na capital: somado aos 14 quilômetros da Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, e aos 2,5 quilômetros da Rua Cosme Viana, em Afogados. O desrespeito ao espaço do ônibus, entretanto, continuará sendo o grande desafio do projeto na chegada ao emblemático trânsito da Zona Sul. Começará, assim como aconteceu nos outros dois corredores, sem os equipamentos de fiscalização eletrônica. E, sem as câmeras, não há multa. Sem multa, a invasão do espaço destinado aqueles que transportam mais não pesa no bolso. Apenas na consciência.
“Sabemos que o ideal era iniciar o Faixa Azul com as câmeras de fiscalização, mas precisamos demarcar o espaço do ônibus após a liberação da pista oeste da Via Mangue, o que acontecerá na sexta-feira (13). O tráfego particular irá ganhar mais duas faixas no sentido sul e, se não reservarmos uma das faixas da Domingos Ferreira, rapidamente ela será tomada pelo transporte individual. Por isso a decisão de começar logo”, explica a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira.
A Faixa Azul de Boa Viagem na verdade começará no Pina, na Avenida Herculano Bandeira, logo após a entrada da Via Mangue, e seguirá até a Rua Barão de Souza Leão, totalizando 5,8 quilômetros. Diferentemente das outras faixas implantadas, haverá permissão para ultrapassagem entre os ônibus, na altura das paradas. “Tivemos que liberar a ultrapassagem por causa do volume de coletivos. Caso contrário, criaríamos um comboio de ônibus. Mas, mesmo assim, a faixa exclusiva vai disciplinar os motoristas, impedindo que eles trafeguem na segunda ou terceira faixas e que queimem parada”, argumenta Taciana Ferreira. A quantidade de linhas de ônibus na Domingos Ferreira (34) também comprometerá o desempenho do futuro corredor. A estimativa da CTTU é que o ganho de velocidade e, consequentemente, a redução do tempo de viagem, seja entre 10% e 12%.
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