A nova reunião que deverá definir o reajuste no valor das passagens dos ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife já tem data marcada. O encontro do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) será na sexta-feira, às 8h, na Secretaria das Cidades de Pernambuco, na Iputinga. O aumento deveria ter sido votado na última sexta, mas uma decisão judicial determinou que o conselho não poderia apreciar qualquer questão que envolvesse o reajuste.
As Empresas de Transporte Integrado (Urbana-PE) ofereceram proposta de aumento de 33,9%. Para justificar o percentual, a Urbana informou que a defasagem da tarifa vem se acumulando há anos. Segundo o sindicato, desde 2006 a tarifa foi reajustada em 69,7% enquanto o custo pessoal do setor aumentou em 120,7%, o custo do veículo padrão cresceu 60% e o IPCA do período foi de 91,10%.
Ontem, o Grande Recife Consórcio de Transportes divulgou estudo de recomposição que avalia o atual cenário do sistema e oferece três cenários possíveis de reajuste: sem renovação de frota, com renovação de frota e com renovação de frota e agregando custos das isenções, concessões, gestão e fiscalização do sistema, manutenção e operação dos terminais integrados e estações de BRT e linhas alimentadoras.
*Sem renovação de frota, o valor do Anel A, que hoje é R$ 2,80, passaria para R$ 3,25. Com renovação de frota, o valor iria para R$ 3,33 e, com renovação de frota e custos, o preço seria de R$ 3,94.
Ônibus novo ? querem empurrar uma renovação que anos não se faz em Pernambuco
De acordo com o Grande Recife, nos últimos anos houve redução no número de passageiros pagantes no Sistema de Transporte Público da Região Metropolitana do Recife. Somente em 2016, a queda foi de 8,59%. A diminuição, segundo o Consórcio, não pode ser compensada na mesma proporção e causa “um impacto relevante na planilha de custos”.
Na opinião do advogado Pedro Josephi, representante do segmento estudantil, o CSTM não vem buscando o diálogo com a sociedade e isso dificulta que os usuários possam apresentar uma proposta para o reajuste.
De acordo com o Grande Recife, nos últimos anos houve redução no número de passageiros pagantes no Sistema de Transporte Público da Região Metropolitana do Recife. Somente em 2016, a queda foi de 8,59%. A diminuição, segundo o Consórcio, não pode ser compensada na mesma proporção e causa “um impacto relevante na planilha de custos”.
Na opinião do advogado Pedro Josephi, representante do segmento estudantil, o CSTM não vem buscando o diálogo com a sociedade e isso dificulta que os usuários possam apresentar uma proposta para o reajuste.
Fonte: DP
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