Diante da crise econômica, prioridade será concluir os serviços inacabados. Ano se inicia com obras em três frentesEx-moradora de loteamento em Recife (PE), a estudante Nicole Rafaela mostra o que foi modificado no local com as obras de ampliação do terminal rodoviário de Camaragibe.( E até hoje só construirão um muro e virou o local uma garagem de BRT)
foto: Diego Nigro / TI 4ª perimetral sem previsão.
O ano de 2017 será utilizado para destravar obras inacabadas de mobilidade, que deveriam ter ficado prontas desde junho de 2014. O atraso foi agravado pela Lava-Jato e a crise econômica e política no país. O atual secretário das Cidades (Secid), Francisco Papaléo, que assumiu a pasta há cinco meses, não tem pretensões de novos projetos. A missão dele é fazer com que todas as obras paradas sejam reiniciadas, o que não significa, que serão todas concluídas este ano. A estimativa é que parte do chamado legado só fique pronto em 2018.
O ano começa com pelo menos três obras sendo destravadas. A primeira, a da Estação da Benfica, na Madalena, que será iniciada no próximo dia 24. E ainda a do Terminal da 3ª Perimetral, na Avenida Caxangá, que faz parte do Corredor Leste/Oeste e o viaduto do ramal da Copa no trecho entre o Terminal de Camaragibe e a Arena Pernambuco. “É mais difícil concluir uma obra já iniciada do que começar do zero. Tivemos que fazer todo um levantamento do que já foi gasto e de quanto ainda será preciso para fazer novas licitações”, afirmou o secretário.
Do Corredor Leste/Oeste, que está mais atrasado, algumas pendências ainda não foram resolvidas. É o caso do Terminal da 4ª Perimetral, também na Avenida Caxangá. “O calculista apontou distorções no projeto e novos cálculos estão sendo feitos para que a obra possa ser novamente licitada”, explicou Papaléo. Sem previsão, por enquanto, está a obra de expansão do Terminal de Camaragibe, previsto no projeto original.
O secretário aponta, no entanto, outros avanços desde a sua chegada à Secid, como a entrega do Terminal de Abreu e Lima. “Houve uma grande mudança na logística do transporte que envolveu 11 linhas daquela região”, ressaltou. No trecho da PE-15, onde há faixa segregada para o BRT, estão sendo feitos reparos ao longo da pista.
Também está em execução a obra da Estação do Centro de Convenções e em fase de finalização o entorno da Estação do Parque Arcoverde. No entorno das estações, há espaço sobrando, onde a secretaria poderá pedir estudos para implantar vagas para carros e bicicletários, com o objetivo de facilitar as integrações de outros modais com o sistema de Bus Rapid Transit (BRT). “Nos pontos onde for possível abrir estacionamento nos moldes da Zona Azul será interessante implantar para melhorar essa integrações como ocorre em outro lugares do mundo”, apontou.
Recuperação
O secretário ressalta também que estão sendo feitas manutenções nas estações de BRT que foram danificadas. A primeira a receber recuperação é a Estação do Forte do Brum, que está tendo a cobertura refeita. “Estamos reduzindo a largura da cobertura para evitar que veículos de grande porte danifiquem a parte superior da cobertura”, afirmou Papaléo. Segundo ele, outra estação que teve a cobertura danificada e será a próxima ser restaurada é do Tacaruna, na Avenida Cruz Cabugá.
montagens: Jailson Silva
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