terça-feira, 23 de agosto de 2016

Suspeita de assalto a ônibus é presa por força-tarefa da polícia, no Recife

Travesti teria envolvimento em pelo menos dois roubos, segundo delegado.
Câmeras de segurança dos coletivos flagraram ações.

Do G1 PE
A Operação Viagem Segura,força-tarefa organizada pela Polícia Civil para combater os assaltos a ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR), efetuou a segunda prisão desde que foi deflagrada, no início do mês. Uma travesti de 21 anos foi presa por suspeita de praticar dois roubos na Zona Oeste da capital pernambucana, na sexta-feira (19). Ela teve a prisão preventiva decretada e foi detida em casa, nos Torrões [Veja vídeo acima].
Os detalhes foram divulgados durante coletiva de imprensa nesta terça (23), no Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), em Afogados, Zona Oeste. Segundo o delegado Joel Venâncio, que coordena a força-tarefa, a acusada cometeu dois crimes em menos de 24 horas, um deles com a ajuda de um comparsa, que está foragido. As ocorrências foram registradas por câmeras de segurança dos coletivos.
"Nós fizemos a parceria com o Consórcio Grande Recife, que está exigindo das empresas uma resolução melhor e também a posição das câmeras que não sejam só voltadas para o motorista e o cobrador, mas tenham como foco a segurança", informou o delegado.

A suspeita foi encaminhada para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, e vai responder por roubo qualificado. Para fazer denúncias, é preciso entrar em contato com a força-tarefa da Operação Viagem Segura pelo telefone (81) 3184.3329, ou com o Disque-Denúncia (81) 3421.9595. Não é preciso se identificar.
Pelas imagens, é possível ver quando a suspeita entra no coletivo da linha Barro Macaxeira, que passava em frente ao Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), na BR-101. Atrás dela, embarca o homem que estava com ela. Quarenta segundos depois, a travesti tira uma faca da bolsa e ameaça o motorista, apontando a arma para o pescoço dele. Ao mesmo tempo, o outro assaltante toma o dinheiro do cobrador.

Onda de assaltos
A polícia está atuando nos focos de assalto, que são os locais onde há maior incidência do crime e nos quais o tipo de investida dos criminosos é semelhante. Para identificar os suspeitos, a Polícia Civil está atuando em parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte, colhendo imagens das câmeras de segurança.
No primeiro semestre de 2016, a Secretaria de Defesa Social (SDS) registrou, oficialmente, 506 assaltos a ônibus no Grande Recife. Isso representa um aumento de 38,2% em relação ao mesmo período, de janeiro a junho de 2015, quando o estado notificou 366 ocorrências. Em todo o ano passado, a polícia contabilizou 799 casos.
Diante da onda de assaltos a ônibus, a Polícia Militar de Pernambuco informou que Vem  realizando a Operação Transporte Seguro em alguns pontos da RMR. Eses pontos são selecionados de acordo com a incidência criminal, com base nos dados coletados pela SDS, para a realização de blitz policial, com foco na abordagem em coletivos. Na operação, patrulhas de unidades especializadas e de área realizam as abordagens nos usuários e nos coletivos.
De janeiro a junho de 2016 foram realizadas 15.969 abordagens, resultando na apreensão de 06 armas de fogo, 09 armas brancas e 35 pessoas encaminhadas à delegacia. Já a Polícia Civil disse que vem priorizando, através da Diretoria Integrada Metropolitana, os inquéritos policiais que apuram roubos contra coletivos e seus passageiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário