quarta-feira, 15 de julho de 2015

Metrô pode parar por sete horas nesta quarta-feira Paralisação acontecerá a partir das 16h, caso a PM não reforce a segurança nas estações

Metrô promete parar na quarta-feira (15)

Metrô promete parar na quarta-feira (15)
Foto: Guga Matos/JC Imagem
O metrô vai parar nesta quarta-feira (15) a partir das 16h, caso não haja reforço no policiamento para o jogo entre Náutico e Flamengo, às 22h, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. Significa que os 400 mil usuários que dependem diariamente desse transporte deixarão de ter o serviço por sete horas, já que em dias normais os trens circulam até 23h. A Polícia Militar divulgará somente hoje, terça-feira, o esquema de segurança para a partida. A corporação não informou se haverá efetivo maior, comparado com os últimos jogos.

A paralisação, segundo o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro), ocorrerá porque não há segurança em dias de partidas de futebol. Sábado passado, antes do clássico Náutico e Santa Cruz, também na Arena, houve quebra-quebra na Estação Barro entre torcidas organizadas dos dois times. Duas composições foram destruídas, segundo a Companhia Brasileiras de Trens Urbanos (CBTU).

Nesse dia, a PM mobilizou 330 policiais, dos quais 50 motorizados estavam designados para garantir a segurança nas estações de metrô e nos terminais integrados de passageiros. Os demais ficaram no estádio, no entorno e nas vias de acesso. No domingo, quando Sport e Palmeiras se enfrentaram havia 282 PMs, sendo 28 nas estações de metrô e terminais de ônibus.

“Se a Polícia Militar designar mais policiais, de modo a garantir a segurança tanto dos funcionários do metrô como da população, evitando confusões como a de sábado passado, o metrô funcionará normalmente. Vai depender da PM”, destacou o presidente do Sindmetro, Diogo Morais.

“Quase todo dia utilizo o metrô para ir ao trabalho. A insegurança é grande, principalmente à noite e em dias de jogos. Depois das partidas, os trens são depredados e os cidadãos são prejudicados”, comentou o socorrista Félix Edilzo, 40 anos.

A CBTU informou, por meio da assessoria de imprensa, que está em negociação com a Polícia Militar para assinatura de convênio que possibilite a presença diária de PMs nas estações, independentemente de ser dia de jogo.

FONTE: JC CADERNO CIDADES GERAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário