segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Metrô vive maior crise em 30 anos O sistema que transporta cerca de 400 mil usuários por dia, vive crise de confiança por causa da insegurança

De dezembro de 2014 até agora, houve uma redução de 3% no número de passageiros, cerca de 12 mil usuários. 
No ano em que o metrô do Recife completa três décadas de operação, o principal modal de transporte de massa da Região Metropolitana passa por sua maior crise: a falta de confiança dos passageiros em relação à segurança nos trens. Assaltos, furtos, quase diários, e até mortes acenderam um alerta na direção da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que fez um reforço de sessenta seguranças terceirizados para conter a onda de medo. O desafio é restabelecer a confiança no sistema e trazer de volta parte dos usuários que está deixando o metrô. 

De dezembro do ano passado até agora, houve uma queda no número de passageiros de até 3% de um universo de quase 400 mil, o que significa cerca de 12 mil pessoas. Sem pesquisa de satisfação, a CBTU ainda não sabe mensurar se a redução se deu por questões econômicas ou de falta de segurança. Mas, na prática, não é difícil encontrar usuários que só usam o metrô por não ter outra opção ou de passageiros que já começam a mudar a rotina das viagens para evitar o trem. 

Morando quase em frente à estação Aeroporto, na Zona Sul do Recife, a dona de casa Maria Santiago, 42 anos, decidiu não usar mais o modal. “Agora só ando de ônibus. Fiquei assustada depois desses casos de violência”, revelou. Somente com o marido, o militar David Santiago, 42 anos, ela aceitou ir ao Centro de metrô na última quarta-feira. “Ela não queria vir de Metrô de jeito nenhum. Só aceitou porque veio comigo”, completou Santiago.

A direção do metrô reconhece o problema e as dificuldades, mas já adiantou que não tem como resolver essa questão sem ajuda. O pedido de socorro já foi feito ao governo do estado no sentido de uma parceria com a Polícia Militar nas 12 estações de integração do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, que integra o ônibus com o metrô. 

Para a CBTU, as integrações são a principal porta de entrada do comércio informal na área interna do sistema. A direção da empresa também acredita que muitos dos assaltantes entram disfarçados de ambulantes. “Fica difícil fazer a distinção e esse tipo de comércio dentro do metrô também não é permitido. Mas não há como nossos seguranças fazerem um embate direto e tomar a mercadoria. A polícia tem que estar presente”, afirmou o engenheiro da CBTU-PE, Bartolomeu Carvalho. O acordo vem sendo negociado nas duas esferas de governo, mas ainda sem definição. 

Para o professor de engenharia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fernando Jordão, especialista em transporte ferroviário, a situação do metrô do Recife é preocupante. “O que está acontecendo com o metrô do Recife é um problema de segurança pública. É lamentável que um sistema tão importante para a população esteja se preocupando com segurança e não em melhorias do serviço”, criticou o professor. No ano passado, o Sindicato dos Metroviários realizou três paralisações para protestar contra a falta de segurança não apenas para os usuários, mas também dos trabalhadores.
Saiba mais
Raio x do metrô
2 linhas: Centro e Sul
40 trens
39,5 km de linhas
29 estações
12 estações integradas ao SEI
4,8 milhões de passageiros por mês oriundos do SEI
400 mil passageiros por dia
162 mil passageiros oriundos do SEI por dia
1 mil viagens deixam de ser realizadas por mês por quebra

Linha Centro
Abrange os municípios de: Recife, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe
18 estações em operação, nos trechos Recife/Jaboatão e Coqueiral/Camaragibe 

Linha Sul
Abrange dois municípios: Recife e Jaboatão dos Guararapes
11 estações em operação, no trecho Recife/Cajueiro Seco

Custo da operação:
R$ 270 milhões foi o custo de operação em 2014
R$ 68,157 milhões foi a receita do sistema em 2014
54,881 milhões de passageiros transportados em 2014, metade não pagou 
R$ 1,60 é o valor da passagem desde 2012
R$ 32 milhões é a dívida do Consórcio com o metrô do cartão VEM

Tarifas do sistema ferroviário no país:

Companhias                                Tarifa
Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor)    R$          2,20
Metropolitano do Distrito Federal (Metrô DF)        R$          3,00
Metropolitana de São Paulo (Metrô SP)        R$          3,50
Metroviária do Rio de Janeiro (MetroRio)        R$          3,50
Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb)    R$           1,70
Superintendência de Trens Urbanos do Belo Horizonte    R$           1,80
Superintendência de Trens Urbanos do Recife        R$          1,60
Fonte: CBTU/Recife
Retirado do DP com Tânia Passos e Wagner Oliveira


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