quarta-feira, 2 de setembro de 2015

ATRASOS Corredores de BRT também têm terminais intermináveis no Grande Recife



Obras no IV Perimetral estão paradas 
Foto: Lorena Barros/NE10

Amanda Miranda
Não são só os atrasos na conclusão dos terminais Joana Bezerra, Santa Luzia e Prazeres que comprometem a integração do transporte coletivo na Região Metropolitana do Recife. Três TIs dos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste, prometidos para a Copa do Mundo, estão atrasados há mais de um ano. E para dois deles sequer há previsão de as obras serem retomadas.
O Terminal Integrado de Abreu e Lima começou a ser erguido em agosto de 2012. Exatamente três anos depois, as obras se arrastam a passos muito lentos. Ou seja, a situação é a mesma que no corredor que ele integra, o Norte-Sul. De acordo com a Secretaria das Cidades, a nova previsão é que o terminal seja entregue em dezembro.

Até lá, serão gastos R$ 5,7 milhões a mais do que o valor inicial, de R$ 9,4 milhões. A justificativa da secretaria é de que o Grande Recife Consórcio de Transporte solicitou melhorias no projeto - mas será que elas não poderiam ter sido pensadas antes? Segundo o Consórcio, 21 mil passageiros devem usar as nove linhas de ônibus que vão atender o terminal.

A situação é ainda pior no Corredor Leste-Oeste, onde estão em obras os terminais III e IV Perimetral, na Avenida Caxangá. Já existem estruturas e placas, entretanto tudo está cheio de mato e com sinais do abandono de mais de seis meses. As obras foram paradas pela construtora Mendes Júnior, envolvida na Operação Lava Jato, sob a alegação de dificuldades financeiras.
Veja outros terminais intermináveis:

VEJA AS FOTOS

Gallery could not load.


Uma nova licitação está sendo feita para escolher uma empresa que fará um levantamento sobre os serviços executados até agora. Depois, será preciso fazer um novo processo para selecionar a empreiteira que terminará a construção, iniciada em fevereiro de 2013. Os valores iniciais foram de 5,7 milhões e 5,6 milhões, respectivamente. Mas, usando a expressão popular, "só Deus sabe" qual será o orçamento final.

A expectativa do Grande Recife Consórcio é de que nove linhas de ônibus atendam 11 mil pessoas por dia no III Perimetral. No IV, a demanda deverá ser ainda maior, de 36 mil usuários diariamente em 10 linhas. Ao todo, o sistema de transporte na RMR tem 2,5 milhões de passageiros diários.

Fonte: JC TRÂNSITO

Nenhum comentário:

Postar um comentário